Portugal 10º melhor país para expansores

A décima pesquisa anual da Expat Insider, realizada pelas Internações com 12.000 respondentes, classificou 53 países em cinco indicadores diferentes para deduzir os melhores destinos para os expatos.

Os fatores utilizados na decisão são são qualidade de vida, facilidade de estabelecimento, trabalho no estrangeiro, finanças pessoais, e o Índice Essenciais Expats, que abrange vivienda, administração, linguagem e vida digital.

Portugal chegou ao décimo lugar dos 53 destinos incluídos na pesquisa. As expectativas são geralmente satisfeitas pela qualidade de vida oferecida: Portugal está disposto a um bom clima, opções de lazer, e é muito seguro. Eles normalmente acham fácil estabelecer-se no país e viver confortável, apesar das frustrações com a burocracia local e o mercado de trabalho. 85% dos expatos estão felizes com viver em Portugal, em comparação com 72% globalmente.

A área mais forte de Portugal é sua qualidade de vida, ranking 7th worldwide na pesquisa deste ano. O país é anfitrião de clima e clima fantásticos, enquanto é o sétimo, e o ar é o 9º melhor em termos de qualidade. Em termos de Ambiente e Clima, Portugal é o quinto em todo o mundo.

O país também tem uma cultura muito bem-vinda, classificando-se em oitavo lugar nesse sentido, parte da fácil de estabelecer-se no índice, em que Portugal classifica-se em 13º lugar. 78% dos expatos relatam sentir-se em casa, em comparação com 62% globalmente, e 81% dizem que se sentem bem-vindos aqui (67% globalmente). Talvez isso seja ajudado por 71% dos expatos ter uma rede de apoio pessoal no país, em comparação com 58% globalmente. A maioria das pessoas (80%) acham que a população é geralmente amigável aos residentes estrangeiros, uma quota 15% maior que a média global (65%), e 76% acham fácil se acostumar à cultura local, em comparação com 62% globalmente.

A maioria de todos os expatos se sentem seguros em Portugal (94%) em comparação com 83% das pessoas que se sentem assim em todo o mundo e 83% se consideram livres de expressar livremente sua identidade e opiniões (apenas 65% globalmente). Além disso, 85% dos expatos estão felizes com suas escolhas de esportes recreativos (vs 75% globalmente) enquanto 74% relatam estar felizes com a cultura e a vida nocturna (vs 68% globalmente).

Infelizmente, não é tudo sol e rosas para expatos em Portugal. Na verdade, mais de metade deles tiveram dificuldades em lidar com a burocracia local, em comparação com apenas 38% globalmente, e um quarto não está satisfeito com os serviços online do governo (21% globalmente). Mais de metade dos expatos consideram português difícil de aprender, mas 68% também consideram fácil viver aqui sem saber a língua local de qualquer forma (50% globalmente).

Também é preciso dizer que Portugal não é a melhor opção se você está procurando se mudar para o trabalho, 36% dos expatos dizem que estão infelizes com o mercado de trabalho (26% globalmente). O país classifica-se em baixo número 42 para um salário justo no trabalho, no entanto ainda classifica-se em 17º no equilíbrio entre trabalho e vida, acima da média global, e 78% dos expatos ainda concordam que sua renda é pelo menos suficiente para levar uma vida confortável, então há uma cobertura de prata para ele. Portugal atua muito bem no Índice de Finanças Pessoais, vindo em 12º, com 63% dos expatos felizes com o custo geral de vida, em comparação com apenas 44% em todo o mundo.

Os melhores lugares do inquérito Expat Insider 2023 foram para o México, Espanha e Panamá, seguidos pela Malásia, Taiwan, Costa Rica, as Filipinas e Bahrein, com Portugal em 10. Esses países geralmente viram grandes resultados no Índice de Finanças Pessoais, com resultados médios no Índice de Trabalho no estrangeiro.