Ovo Fabergé. Rara peça de joalharia encontrada em iate russo apreendido

Aproximadamente 50 ovos de Páscoa incrustados de jóias foram feitos para a família imperial russa entre 1855 e 1916. Apenas alguns sobrevivem

As autoridades federais norte-americanas disseram ter encontrado o que parece ser um famoso ovo Fabergé, uma preciosa peça de joalharia, num super-iate russo apreendido, de acordo com a CNN. A descoberta, a confirmar-se a autenticidade, trata-se de um dos artefatos mais incomuns e inesperados encontrados em bens de oligarcas russos confiscados por governos de todo o mundo na sequência da invasão de Ucrânia.

A descoberta foi feita a bordo do super-iate Amadea, o navio de luxo avaliado em 300 milhões de dólares propriedade do oligarca russo Suleiman Kerimov, um dos nomes nas listas negras de sanções impostas pelo Ocidente.

A vice-procuradora-geral Lisa Monaco revelou a possível descoberta da rara peça de joalharia no Fórum de Segurança de Aspen, segundo a CNN . Se autêntico, este exemplar de ovo Fabergé pode ser uma das poucas peças dessa coleção não descobertas no mundo e potencialmente valer milhões.

Os ovos Fabergé são peças decorativas incrustadas de jóias. De 1855 a 1916, aproximadamente 50 ovos de Páscoa imperiais foram feitos para a família imperial russa. As obras opulentas foram encomendadas pela Casa Russa de Romanov e muitas vezes foram dimensionadas entre três e cinco polegadas, de acordo com o CNN Style . Dos cerca de 50 ovos fabricados para a família imperial russa pela Casa Fabergé, em São Petersburgo, apenas alguns sobrevivem.

Os ovos ornamentais foram vendidos por milhões de dólares ao longo dos tempos, mas alguns continuam a ser achados ultra-raros. Algumas dessas peças têm aparecido até em lugares bem improváveis, como um que apareceu num mercado de pulgas dos EUA em 2014 e foi estimado em cerca de 33 milhões de dólares, naquela época, recorda o Business Insider.

O ovo que a polícia norte-americana pode ter encontrado no iate de Kerimov foi descoberto depois de a embarcação ter sido apreendido em Fiji. Como reporta o Business Insider, o FBI diz também ter encontrado provas, a bordo do iate, para incriminar Kerimov em crimes nos EUA, como lavagem de dinheiro.