“Não é super-herói. Mas é heroico”. Boneco de Zelensky vai ajudar Ucrânia

“Não precisamos de mais super-heróis. Dêem-nos mais pessoas reais com grandes corações, que estão dispostas a enfrentar probabilidades impossíveis”, defende a empresa norte-americana que criou as figuras de ação do presidente da Ucrânia. Por cada unidade vendida, um euro vai ser doado à Ucrânia.
Para todas as crianças (e adultos) que brincam, brincaram, colecionam ou colecionaram figuras de ação de personagens heroicas de desenhos animados ou filmes… chega agora um boneco de Volodymyr Zelensky, o presidente da Ucrânia. A campanha foi lançada na plataforma Kickstarter, onde a FCTRY – que teve a ideia – justifica a escolha: “Ele não é um super herói. Mas é heroico”.

O boneco terá cerca de 15 centímetros e, por cada unidade vendida, um euro vai ser doado à Ucrânia, revelou Jason Feinberg, creative director da FCTRY, à Reuters.

A empresa, ‘natural’ de Brooklyn, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, considera ainda, no site da figura de ação na Kickstarter, que “os filtros polidos e diplomáticos” de Zelensky foram “removidos”, ao ver o seu país ser invadido pela Rússia, com o presidente agora a ser um “David a enfrentar Golias”.

“É um lugar terrível para se estar – mas também seria difícil imaginar alguém que lidasse melhor” com a situação, acrescenta.

O mote é taxativo: “Não precisamos de mais super-heróis. Dêem-nos mais pessoas reais com grandes corações, que estão dispostas a enfrentar probabilidades impossíveis”.

A campanha na Kickstarter termina sexta-feira e, até ao momento, já angariou mais de 128 mil dólares (aproximadamente 124 mil euros) – muito acima do objetivo inicial dos 30 mil dólares (29,1 mil euros). Um boneco custa 20 dólares (19,4 euros), dois custam 40 dólares (38,8 euros) e um ‘six pack’ – seis bonecos – têm o custo de 100 dólares (97 euros).

O modelo ficou a cargo do artista Mike Leavitt, de Seattle, e a figura de ação será fabricada em plástico e na China. Está previsto que as entregas – para todo o mundo – tenham início em março de 2023.