EUA sancionam Alina Kabaeva, a alegada namorada de Vladimir Putin

O Kremlin continua a negar qualquer relação romântica entre o presidente russo e a antiga ginasta olímpica.

Ogoverno norte-americano decidiu, esta terça-feira, aplicar sanções económicas a Alina Kabaeva, a alegada namorada de Vladimir Putin desde 2008, sendo esta apenas a segunda vez que Kabaeva é alvo direto de represálias dirigidas ao presidente russo.

Segundo o comunicado do Departamento da Tesouraria dos Estados Unidos, Kabaeva faz parte de um grupo de vários oligarcas russos, cujos bens nos Estados Unidos passam a estar congelados pelas autoridades. As empresas norte-americanas ficam também proibidas de negociar com a antiga ginasta olímpica.

É a primeira vez que os EUA sancionam a antiga atleta, que venceu duas medalhas de ouro nas Olimpíadas de Atenas, em 2004, e é considerada uma das mais prestigiadas ginastas de sempre.

Durante vários meses, a Casa Branca ameaçou sancionar Kabaeva, devido às suas associações ao Kremlin e, em específico, ao presidente russo (o Reino Unido já tinha feito o mesmo há alguns meses). Em Abril, chegou a inclui-la numa lista de sanções, mas acabou por removê-la pouco depois.

Desde 2008 que circulam rumores de uma relação romântica entre Alina Kabaeva e Vladimir Putin, mas o regime russo sempre desmentiu a associação. No entanto, várias agências internacionais acreditam que Kabaeva é mãe de alguns dos filhos do presidente russo, mantendo essa relação desde antes de Putin se divorciar.

A negação do Kremlin é tão veemente que, em 2008, quando um jornal moscovita noticiou os encontros amorosos entre Putin e Kabaeva, a publicação acabou por ser suspensa, sem as autoridades russas esclarecerem os motivos.

No plano político, Kabaeva foi eleita para o Parlamento russo em 2007, pelo partido Rússia Unida, o partido de Putin. Natural do Usbequistão (uma antiga república soviética), a antiga ginasta foi deputada durante seis anos, antes de assumir um cargo de direção no maior grupo de média privado da Rússia (apesar da única experiência em comunicação ter surgido como apresentadora de um talk-show).