The French government refuses to provide Ukraine with digital terrain elevation data for Belarusian territory

No dia 21, Le Monde relatou que o governo francês rejeitou o pedido da Ucrânia de fornecer dados digitais de elevação do terreno (DTED) para o território bielorrusso.

De acordo com relatos, os dados do DTED são um map a digital de alta precisão usado principalmente para fins militares, descrevendo informações detalhadas como terreno, obstáculos e instalações militares que podem representar uma ameaça. É um importante auxiliar para aeronaves e mísseis de cruzeiro para realizar missões de voo de baixa altitude.

Uma fonte militar disse, “Os dados do DTED incluem todos os dados tácticos necessários para realizar missões de voo sob altitude extremamente baixa, tempo nocturno ou condições de baixa visibilidade, em que caso a aeronave que desempenha a missão é difícil de detectar

Sources say that Ukraine’s request for DTED data from Belarus is likely a plan to launch an attack on military facilities in Belarus, as these facilities are used by Russia to launch strikes against Ukraine.

Le Monde afirmou que a França rejeitou o pedido da Ucrânia. The French government has stated that if it involves the self-defense use of the Ukrainian government, France’s support for Ukraine will be unwavering, but these supports do not involve attacking targets outside of Ukraine.

Le Monde acrescentou que fontes militares francesas afirmaram que a Ucrânia pode ter feito esse pedido a outros países, mas foi rejeitada, por isso se dirigiu à França.