Surva, o festival búlgaro onde se dança para afastar os maus espíritos

Tradição regressou à aldeia búlgara de Korashevo, com o objetivo de “afastar os maus espíritos e trazer boa saúde e colheitas para o Ano Novo”.

Aaldeia búlgara de Kosharevo, localizada a cerca de 65 quilómetros da capital Sófia, recebeu, durante o fim de semana, o festival ‘Surva’, que tem como objetivo “afastar os maus espíritos e trazer boa saúde e colheitas para o Ano Novo”.

Segundo reporta a agência de notícias Reuters, o festival, que se realiza todos os anos em janeiro, é “uma mistura de rituais cristãos e pagãos que podem ser rastreados até à época trácia”.

“Não há nada mais excitante do que o Surva. Nada, nem os aniversários, nem o Natal, nem o Ano Novo. O Surva é a nossa época, a época em que nos tornamos melhores”, disse um dos participantes, Georgi Ivanov, de 29 anos, à Reuters.

Durante os dois dias de festa, tal como pode ver na galeria acima, os participantes vestem-se com fatos vermelhos, usam máscaras de madeira decoradas com penas e têm sinos de cobre colocados à volta do corpo. Depois, dançam à volta de uma fogueira na praça principal da aldeia.