Putin vai inaugurar obras públicas por videoconferência

Informação adensa teorias em torno da ausência de Putin em eventos públicos.

Opresidente da Rússia, Vladimir Putin, vai participar na cerimónia de inauguração de novas e renovadas infraestruturas de transporte russas através de videoconferência, segundo avança a agência estatal russa TASS.v

Segundo a agência, a assessoria de imprensa do Kremlin havia informado, anteriormente, que vão ser inauguradas novas instalações da rede rodoviária da Rússia, bem como instalações alvo de renovações, nas regiões de Vladimir, Voronezh, Moscovo e Sverdlovsk.

Contudo, de acordo com a TASS, Putin não marcará presença pessoalmente.

A notícia surge depois de, também no dia de hoje, o porta-voz do Kremlin revelar que o presidente russo não vai dar a usual conferência de imprensa de final de ano, algo que acontece pela primeira vez em 10 anos, sem apontar qualquer explicação.

A decisão chama à atenção para o facto de Putin não querer falar numa altura em que a guerra não corre como esperado para Moscovo, mas também para as teorias em torno da saúde de Putin, algo recorrente desde o início da invasão.

Na semana passada, por exemplo, a imprensa internacional noticiava que um canal anti-Kremlin no Telegram havia avançado que Putin tinha caído de umas escadas, na sua residência oficial em Moscovo, na noite de quarta-feira.