PE. Liberais recusam passar cheque em branco para reeleger Von der Leyen

A líder do grupo liberal Renovar a Europa (Renew) no Parlamento Europeu (PE) garantiu que não passará cheques em branco para a recondução de Ursula Von der Leyen como presidente da Comissão Europeia.
PE. Liberais recusam passar cheque em branco para reeleger Von der Leyen
“Para já, não há cheques em branco. Assumimos termos sido parte da coligação [que elegeu para presidente da Comissão Europeia] Von der Leyen, dado que em 2019 a apoiámos e troca de maiores compromissos sobre prioridades políticas”, referiu Valérie Hayer, que é também candidata principal ‘Spitzenkandidat’ à chefia do executivo comunitário do Renew, em entrevista à Lusa e outras agências europeias no âmbito do projeto Redação Europeia (European Newsroom).

Salientando que, para já, está em campanha eleitoral, Hayer, que é também líder do Renew no PE, refere que o objetivo é obter “o melhor resultado eleitoral possível”.

“Depois se verá que é o candidato ou candidata à presidência da Comissão Europeia e, quem quer que seja a pessoa, o que contará para nós são as prioridades em termos de autonomia estratégica, defesa da competitividade e dos nossos valores democráticos europeus”.

Questionada sobre se os liberais querem manter na sua família política o cargo de presidente do Conselho Europeu, atualmente ocupado pelo ex-primeiro-ministro belga Charles Michel, Valérie Hayer, eurodeputada eleita por França, refere que esse tema pertence “ao dia seguinte às eleições”.

“Spitzenkandidat” é o termo alemão para designar o candidato principal e, no contexto da UE, refere-se ao candidato principal (ao cabeça de lista) de um partido político europeu a presidente da Comissão Europeia.

As eleições dos deputados ao Parlamento Europeu decorrem entre 06 e 09 de junho, sendo este último o dia em que os portugueses escolhem nas urnas os seus 21 representantes.