Nuno Sá, Premiado Cameraman Subaquático, marca presença no festival LAVADIAS

“A Ilha dos Gigantes” é a obra documental que Nuno Sá apresenta no festival de cinema ao ar livre, LAVADIAS, na terça-feira, 15 de agosto, no Forte de Santa Catarina, nas Lajes do Pico.

O cameraman subaquático, Nuno Sá, e o investigador científico, Jorge Fontes, juntam esforços para tentar desvendar o segredo do único sítio da Europa onde podemos encontrar uma população do maior peixe do mundo – o tubarão baleia. Com a ajuda de pescadores vão descobrir porquê que os gigantescos tubarões vivem rodeados de uma escolta de milhares de atuns. Colocando pequenas câmaras nos tubarões baleia descobrem que este é o único sítio do mundo onde tubarões baleia e atuns colaboram para se alimentarem de grandes cardumes de pequenos peixes. Mas, ao descerem de submarino em direção às águas profundas dos Açores, vão ter um encontro que irá alterar para sempre o que sabemos sobre a vida do maior peixe do mundo.

Nuno Sá é um premiado cameraman subaquático, especializado em grandes animais. Participou em várias produções da vida selvagem importantes, como a BBC – Blue Planet. Com mais de 20 anos a mergulhar no arquipélago oceânico dos Açores, ele filma agora em todo o mundo, dos fiordes da Noruega à Patagônia, Colômbia, África e Pacífico.

Nuno Sá dirige a sua própria produtora nos Açores – Atlantic Ridge Productions. Equipados com os melhores materiais do mercado profissional, podem fornecer imagens em RED RAW Ultra High Definition, bem como serviço de drones.

Credits: Supplied Image; Author: MiratecArts;

Na próxima terça-feira, às 21h30, Nuno Sá apresenta-se no festival LAVADIAS para mostrar o seu trabalho no grande ecrã, debaixo das estrelas, no Forte de Santa Catarina. A segunda noite do festival é dedicada ao documentário. A abertura, no dia 14, é dedicada à animação para toda a família, e o festival encerra no dia 16 com o último filme de ação do norueguês John Andersen, “Mar do Norte”.

LAVADIAS é um projeto da MiratecArts com o Município das Lajes do Pico e tem entrada livre. Aconselha-se trazerem coxins e mantas para o recinto.