Mundial. Adolescente marroquino morre atropelado nos festejos em França

Um adolescente marroquino, de 14 anos, morreu, esta quarta-feira, após ser atropelado por um carro no final do jogo França-Marrocos, a contar para o Mundial do Qatar. Segundo revela a imprensa francesa, o incidente aconteceu em Montpellier.

Numa nota, publicada na rede social Twitter, a autarquia de Hérault confirmou o atropelamento e morte de um jovem, que chegou a ser transportado para um hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

O condutor do automóvel, que seguia com uma bandeira francesa e festejava  a passagem do país à final do campeonato mundial, colocou-se em fuga. “A investigação policial está a avançar rapidamente sob a direção da Procuradoria”, acrescentou a autarquia.

Nas redes sociais circula um vídeo do momento do atropelamento, que o Notícias ao Minuto decidiu não publicar devido à violência das imagens.

De recordar que Paris, bem como outras cidades francesas, e Bruxelas, na Bélgica, registaram distúrbios esta quarta-feira à noite, no final do encontro que terminou com a vitória da França sobre Marrocos (2-0), para a meia-final do Mundial de futebol no Qatar.

Na capital francesa, mas também em cidades como Lyon ou Bordéus, registaram-se distúrbios, segundo imagens partilhadas nas redes sociais pelo jornal Le Fígaro, que mostram, por exemplo, confrontos entre adeptos e as forças de segurança nos Campos Elísios.

Com o apito final, os franceses saíram à rua em Paris para celebrar o triunfo, apesar do frio, noticiou a agência France-Presse (AFP), que apontou distúrbios e detenções em vários pontos de França.

Cerca de 10.000 elementos das forças de segurança foram mobilizados em França, para supervisionar os adeptos das duas seleções. No fim de semana anterior, tinham sido feitas 170 detenções, incluindo 100 em Paris, após a passagem às meias-finais dos franceses e marroquinos.