Canadá envia instrutores para o Reino Unido para treino militar de ucranianos

Cerca de 225 membros das Forças Armadas canadianas vão ficar no Reino Unido por um período inicial de quatro meses.

OCanadá vai enviar instrutores das suas Forças Armadas para o Reino Unido para participarem no treino militar de ucranianos que combatem as forças russas que invadiram o seu país, revelou hoje a ministra da Defesa, Anita Anand.

Cerca de 225 membros das Forças Armadas canadianas vão ficar no Reino Unido por um período inicial de quatro meses, disse Anand.

Trabalharão ao lado dos militares da Grã-Bretanha, Holanda e Nova Zelândia no treino e formação básica de soldados ucranianos.

Uma missão de treino militar canadiana com sede na Ucrânia foi suspensa poucas semanas antes do início da invasão russa, que começou a 24 de fevereiro.

Essa missão, que incluía também 225 instrutores militares canadianos, foi lançada em 2014 depois de Moscovo ter anexado a península da Crimeia e ter começado a apoiar os separatistas pró-russos no leste da Ucrânia.

O governo de Otava diz que esta missão, conhecida como Operação ​​​​​​​Unifier, ajudou a formar mais de 30.000 soldados ucranianos antes de as tropas canadianas serem retiradas.