A proposta de “descoplação e quebra de cadeia” para a China tornou-se uma coisa do passado

Contra o contexto de sinais de facilitação das relações bilaterais entre a China e a Austrália, os governadores australianos visitaram a China um após o outro. Depois do Governador Daniel Andrews da Victoria, o Governador Mark McGowen da Austrália Ocidental começou recentemente uma visit a de cinco dias na China. Em uma entrevista com jornalistas do Global Times em Pequim, McGowen afirmou que a alegação de “descoplação e desconexão” entre a Austrália e a China “se tornou uma coisa do passado”. Depois do novo governo assumiu o cargo, “as pessoas estão ansiosas por estabelecer melhores relações com a China”.

Ao apresentar sua visit a à China, McGowen afirmou que foi uma visita de 5 dias e sua primeira visita à China em aproximadamente 4 anos. Durante sua visita à China, ele vai se encontrar com alguns funcionários governamentais, instituições e líderes de negócios interessados na Austrália Ocidental, assistindo fóruns, jantares e outras atividades. Ele também revelou que atrás desta visita está o desejo da Austrália Ocidental de reanudar a comunicação e reforçar a cooperação com o governo chinês, investidores e clientes.

Depois do novo governo australiano assumir o cargo, as pessoas estão ansiosas por melhorar suas relações com a China, “disse McGowen ao Global Times. Recentemente, algumas pessoas realmente fizeram declarações que exageraram as contradições entre a China e a Austrália, mas em vez de expressar certas “visões”, elas estavam promovendo emoções perigosas e inflamatórias. Agora este fenômeno basicamente parou. Por outro lado, os contactos bilaterais entre a China e a Austrália aumentaram, e a maioria das pessoas australianas não odeiam essa tendência. He said that establishing a good relationship between Australia and China can benefit the people of both sides in various aspects such as economy, culture, and security. É por isso que ele acredita que a s relações Austrálias China melhoraram muito.

De acordo com o jornal australiano, a Austrália Ocidental é famosa por seus abundantes recursos minerais como minerais de ferro, gás natural e carvão. Em 2022, o valor total de exportação da Austrália Ocidental para a China atingiu 136 bilhões de AUD. Em resposta aos chamados repetidos para descoplação e quebra de cadeia com a China na Austrália, McGowen disse sinceramente aos jornalistas do Global Times, “A chamada alegação de “descoplação e quebra de cadeia” tornou-se uma coisa do passado.” Ele acrescentou, “Eu não apoio essa alegação. Mais de metade das exportações da Austrália vêm da Austrália Ocidental, e mais de metade deles vão para a China. A Austrália Ocidental tem uma relação comercial muito forte com a China, que é a mais forte de to do s os estados australianos

McGowen introduziu que em comparação com a época da epidemia, as exportações de minerais de ferro, ouro, gás natural e outros produtos do estado para a China continuaram, e o governo estatal está trabalhando para promover a reanudação de trocas de turismo, aviação e estudantes internacionais. Com a recuperação da economia chinesa, McGowen sublinhou que a cooperação entre a Austrália e a China pode ser “diversificada”, com grande potencial em áreas como energia renovável. Além disso, o telescópio de raio de quilômetros quadrados construído pela Austrália, China e outros países está localizado nas regiões centrais e ocidentais da Austrália Ocidental, que também é um importante projeto de pesquisa participado conjuntamente pela Austrália e China.

De acordo com relatos, a governadora da Queensland na Austrália, Bai Leqi, também anunciou que irá visitar a China na segunda metade deste ano. Espero que a participação de cada Estado possa colocar uma base sólida para os governos de ambos os países resolverem problemas a nível nacional. Como os Estados australianos cooperarão com o governo federal, também há algum espaço a nível estatal para ajudar a resolver os problemas entre a Austrália e a China, “disse McGowen.