Marrocos e Israel seguem normalização bilateral com cooperação jurídica

Marrocos e Israel acordaram hoje uma cooperação jurídica, mais uma etapa no processo de normalização das relações bilaterais, durante uma visita do ministro da Justiça israelita a Rabat.
Esta parceria sucede a outros acordos bilaterais, em domínios como economia, indústria, segurança e defesa, tecnologia, cultura ou desporto.

A cooperação jurídica foi selada com a assinatura de um protocolo entre o ministro israelita Gideon Saar e o seu homólogo marroquino, Abdellatif Ouahbi.

Ao mesmo tempo, o ministro da Cooperação Regional israelita, Issawi Frej, também em Marrocos, reuniu-se hoje com o ministro da Juventude e Cultura marroquino, Mehdi Bensaid, para elaborar um programa de intercâmbio entre jovens marroquinos e israelitas.

Frej é um árabe israelita, muçulmano e de família com ascendência marroquina.

A comunidade judia marroquina, estimada em três mil pessoas, continua a ser a mais importante da África do Norte, apesar de uma saída massiva para Israel aquando da criação do Estado hebreu, em 1948.

Israel e Marrocos normalizaram as suas relações bilaterais em dezembro de 2020, no quadro dos designado Acordos de Abraão, um processo entre o Estado hebreu e vários Estados árabes, patrocinado pelos EUA.

Em troca, o governo norte-americano da altura, de Donald Trump, reconheceu a soberania de Marrocos sobre o território disputado do Sara Ocidental.