Inep inicia série de reuniões em Portugal

OInstituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) deu início, na última segunda-feira, 20 de junho, a uma série de visitas e reuniões em instituições de educação superior portuguesas, com o objetivo de ampliar tratativas, além de conhecer o processo de credenciamento de cursos e identificar boas práticas adotadas nesse âmbito, em Portugal. Liderada pelo presidente do Inep, Danilo Dupas, a comitiva segue no país até a próxima sexta-feira, 24 de junho. Fazem parte do grupo a assessora especial do Ministério da Educação (MEC), Eneida Bastos Paes; a coordenadora-geral de Avaliação dos Cursos de Graduação e Instituições de Ensino Superior do Inep, Helena Albuquerque; e o coordenador-geral de Controle de Qualidade da Educação Superior do Instituto, Ulysses Tavares Teixeira.

O primeiro compromisso foi no Diretório Geral de Ensino Superior de Lisboa. Durante o encontro com diretoras da instituição, a comitiva tratou das formas de acesso à graduação, no Brasil e em Portugal. Processos regulatórios, incluindo atos de permanência (recredenciamento e reconhecimento), também foram pautas. “A reunião técnica foi profícua para superarmos os desafios propostos ao Inep perante a sociedade”, comentou Danilo Dupas. A diretora de Avaliação da Educação Básica do Inep, Michele Melo, participou, por videoconferência, e fez uma exposição da proposta do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ao término do encontro, o presidente do Inep entregou o selo alusivo aos 85 anos do Inep às gestoras da instituição portuguesa. A peça filatélica simboliza a longa trajetória educacional da Autarquia.

Enem Portugal – Uma ação internacional de destaque que envolve Inep e instituições lusitanas é o Enem Portugal. Atualmente, 51 delas possuem acordos de cooperação com o Instituto para a utilização dos resultados do exame como forma de ingresso em cursos superiores. Os convênios garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior portuguesa. De acordo com o Diretório Geral de Ensino Superior de Lisboa, mais de 1.800 brasileiros acessaram o nível superior por meio desses convênios, entre 2020 e 2021.

Próximo encontro – Nesta terça-feira, 21 de junho, a comitiva visita a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), fundação de direito privado, cuja missão consiste em garantir a qualidade do ensino superior em Portugal. A A3ES realiza a avaliação e a acreditação das instituições de educação superior e dos seus ciclos de estudos, bem como mensura o desempenho das funções inerentes à inserção de Portugal no sistema europeu de garantia da qualidade desse nível educacional.