Mais de 400 pessoas retiradas de localidade em Badajoz devido a incêndio
Um incêndio obrigou à retirada de 440 pessoas, por motivos de segurança, na localidade de Valdecaballeros, em Badajoz. Apesar de a noite ter sido complicada, as autoridades apontaram, esta manhã de domingo, que a evolução do fogo é favorável.
Um incêndio que deflagrou no sábado, na localidade de Valdecaballeros, em Badajoz, obrigou à retirada de 440 pessoas, por motivos de segurança.
Apesar de a noite ter sido complicada, as autoridades apontaram, esta manhã de domingo, que a evolução do fogo é favorável, ainda que não tenham excluído que o vento possa complicar novamente a situação, de acordo com o El Mundo.
O mesmo meio adiantou que 140 pessoas foram retiradas de um parque de campismo, enquanto outras 300 foram retiradas de Cíjara. A população foi levada para Castilblanco, segundo o 20 Minutos.
A Cruz Vermelha da Extremadura estabeleceu também um abrigo provisório em Valdecaballeros, juntando-se a outros serviços de emergência já presentes na área, incluindo o posto de comando avançado do 112.
Além disso, a estrada N-502 foi cortada nos quilómetros 210-212, sendo que o incêndio já provocou pelo menos uma área ardida de dois mil hectares, segundo os dados preliminares as autoridades.
Foi ativado o nível 1 do Plano de Combate aos Incêndios Florestais da Extremadura (Infocaex), devido às possíveis consequências sobre as infraestruturas, segundo informou o Ministério Regional de Gestão Florestal e Mundo Rural nas redes sociais.
Já durante a madrugada, o ministro regional da Presidência, Interior e Diálogo Social, Abel Bautista, presidiu a uma reunião do Comité de Gestão do Infocaex a partir do posto de comando do incêndio, na qual também participou o ministro regional da Gestão Florestal e Desenvolvimento Rural, Ignacio Higuero. Os responsáveis voltaram a reunir-se este domingo de manhã, por forma a estabelecer as medidas a tomar nas próximas horas.